Seja bem vindo ao melhor blog de Geografia da Barão

quinta-feira, 11 de junho de 2009

ALEXANDRA MARYANSKI



Alexandra Maryanski, professora de sociologia da Universidade da Califórnia, Riverside, é co-autor de The Cage Social: a natureza humana e da evolução da sociedade (Stanford University Press).
Estuda a teoria funcional, que:

-Vê o universo social como um sistema de partes interligadas,
-As partes são analisadas, em termos de suas consequencias, ou funções para o sistema maior,
-Uma parte é examinada com respeito a como se preenche uma necessidade ou requisito do todo,
-As teorias funcionalistas nos levam a ver o universo social, ou qualquer parte dele, como um todo sistêmico cujos elementos constitutivos funcionam em conjunto, ou seja, o funcionamento de cada elemento tem consequencias sobre o funcionamento do todo.
Problema: as teorias funcionalistas frequentemente veem as sociedades como demasiadamente bem interligadas e organizadas.

A teoria funcionalista, também procura explicar aspectos da sociedade em termos de funções realizadas por indivíduos ou suas consequências para sociedade como um todo. É uma corrente sociológica associada à obra de Émile Durkheim.

Nos anos 60, o Funcionalismo era criticado por prover modelos ineficazes para mudanças sociais, contradições estruturais e conflitos; por isso mesmo, a Análise Funcional ficou conhecida como Teoria do Consenso.

Texto postado por Brigitte

0 comentários:

Postar um comentário